Recuperar Senha:

BLOG

AUTOCLAVE: SUA BELEZA EM SEGURANÇA

15/04/2016

unhas

O desejo de sentir-se bonita, seja para o dia a dia ou alguma ocasião especial, faz dos salões de beleza um ponto de concentração, principalmente do público feminino. Para um look perfeito e completo, as unhas não poderiam ser deixadas de lado.

São muitas as tendências, estilos e propostas que os salões oferecem. Unhas de caviar, de porcelana, unhas decoradas, pelúcia …

Seja qual for a sua preferida, deve sempre ter o cuidado com os materiais que serão utilizados para fazê-las.

Os institutos de belezas devem seguir algumas normas de funcionamento, para que o relacionamento com suas clientes seja seguro e de confiança. Para assegurar que as normas sejam, de fato, seguidas, a equipe da Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza visitas com o intuito de inspecionar os ambientes.

De acordo com a vigilância, além do alvará sanitário, uma solicitação importante é a utilização do autoclave.

O que é um auto clave?

É um dos métodos mais eficazes de destruição de microrganismos, trata-se de um aparelho para esterilização através de calor úmido e sobre pressão.

Nos salões de belezas, o equipamento é utilizado para a esterilização e limpeza dos materiais de contato manuseados diariamente pelas profissionais.

Sem a esterilização correta, as possibilidades de contrair doenças como micoses, fungos, hepatites B, C e HIV são altíssimas. No momento que as manicures cortam a cutícula, pode acontecer de sangrar. Uma gota de sangue é suficiente para favorecer a transmissão.

A vigilância alerta que o equipamento é de extrema importância, pois poucos lembram da possibilidade de contágio existente quando os materiais são compartilhados entre as clientes. É importante que as pessoas tenham consciência do perigo que este tipo de doença representa para a saúde. Por isso, é fundamental que os salões de beleza obedeçam às normas de manutenção e armazenamento dos materiais

Com o intuito de incentivar outros estabelecimentos, a vigilância criou um selo para identificar quem adquiriu o equipamento. O selo serve para que os clientes consigam identificar os estabelecimentos que seguem essa norma e prezam pela segurança e saúde das pessoas que ali frequentam. Mas não basta apenas ter o equipamento, é necessário também ter uma ata com o registro de cada teste.  Segue o modelo de ficha de resultados: Esterilização e Registros.

Banner-(Produtos)-830x388----Blog---Evas

Existem vários tipos de autoclaves e o tempo de permanência dos utensílios a serem esterilizados dentro do equipamento varia de acordo com o modelo. Na Evas trabalhamos com dois modelos:

Autoclave Baby Cristofoli: Autoclave para esterilização a vapor, adequada para salões com 1 ou 2 manicures, podólogos, body-art, tatuadores e esteticistas. É de fácil manuseio. Conta com 15 sistemas de segurança. Sistema com micro controlador e possui 2 programas de esterilização. Secagem com porta entreaberta e capacidade 4 litros.

Autoclave Amora Cristofoli: Desenvolvida especialmente para atender as necessidades de manicures, pedicures, esteticistas, podólogas e tatuadores, a Autoclave Amora apresenta alta tecnologia aliada ao fácil manuseio. Em apenas 38 minutos  os instrumentos estarão esterilizados com toda a segurança .

Como fazer  monitoração química no autoclave

Para quem tem dúvidas sobre como fazer a monitoração química na sua autoclave, o vídeo abaixo produzido pela Cristófoli Biossegurança, demonstra como fazer a Monitorização Física e também como utilizar corretamente os Indicadores Químicos das diferentes classes: 1, 2, 4 , 5 e 6. É um passo a passo completo para que você possa realizar com segurança a Monitorização Química e Física na sua autoclave, incluindo a periodicidade e registro.

 

Cuide ainda melhor das suas clientes oferecendo materiais e instrumentos esterilizados e seguros!

Os instrumentos saem da Autoclave estéreis, prontos para serem utilizados. Todo este carinho e cuidado agrega valor ao serviço oferecido, se tornando mais atrativo aos usuários.

Beijos e até a próxima!

imprimir

VEJA TAMBÉM

  • APOSTE E DESTAQUE SUAS SOBRANCELHAS

    07/04/2016

    O olhar nunca esteve tão em voga! As queridinhas do momento que tem recebido a atenção que nunca ...

  • DAVINES É CONFIÁVEL?

    14/02/2019

    Se você ainda não conhece a Davines, fique sabendo que essa é uma empresa italiana que trabalha...