Recuperar Senha:

BLOG

BELEZA, O MERCADO QUE NÃO ENFRENTA CRISES

18/02/2016

Cenário Brasileiro da Indústria de Beleza

Enquanto outros setores apresentam queda em tempos de crise econômica, o ramo da beleza vem demonstrando força para a Indústria Brasileira.

Segundo a associação que representa indústrias de higiene e beleza (Abihpec), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor cresceu 34,6% de 2010 a 2013, acima dos 9,4% da indústria em geral. E só em 2014, o setor registrou crescimento de 11% com um faturamento de R$ 101,7 bilhões.

O setor também tem grande participação na geração de empregos. Conforme dados da Euromonitor (agência que estuda a indústria e o mercado nacional, há mais de 15 anos), o setor de Produtos de Higiene e Beleza apresenta no país um crescimento anual de 10%, empregando nada menos do que cerca de 5,7 milhões de pessoas.
O potencial do país é muito grande para desenvolver negócios no setor, nossa indústria está em terceiro lugar no ranking mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e tem potencial para ultrapassar o Japão na posição de segundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, graças aos número positivos, o aumento de oportunidades do mercados e o crescimento do consumo.

Salões de Beleza neste cenário

O enorme crescimento do Mercado da Beleza, comprova que o cuidado com o corpo tem conquistado cada vez mais adeptos. As empresas que oferecem produtos de beleza, higiene pessoal e tudo o que se relacione a saúde e bem estar, encontram-se no setor certo. O ramo é sinônimo de bons negócios.
A atual crise econômica, não deixou muitas alternativas para os brasileiros, senão a de fazer alguns cortes no orçamento, porém os gastos com produtos e serviços de beleza sobreviveram a redução de custos. Homens e mulheres continuam frequentando os salões para cortar, pentear e tingir os cabelos, além de fazer as unhas, depilação e comprar produtos afins.

Segundo, dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil tem em torno de 300 mil negócios formalizados nas categorias MEI, Micro e Pequena Empresa, considerando a atividade “Cabeleireiros e Manicures”. Se for agregado a esta conta “Outras Atividades de Beleza”, chegará a mais de 400 mil CNPJs. Cerca de 7 mil salões de beleza são abertos por mês em todo o território nacional, a maioria como microempreendedores individuais. Considerando o alto grau de informalidade destas atividades, estes números trazidos à realidade seguramente ultrapassam a casa de 1 milhão.

A clientela quer serviço de qualidade, tendências e novidades. A coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi, Cristina Duarte, atenta para a profissionalização do setor: “O enorme crescimento do mercado da beleza e o investimento anual de milhões de dólares em cosméticos têm chamado a atenção para a capacitação de profissionais aptos a atender as necessidades desse mercado, com uma formação diferenciada e especializada na área”.

Para a farmacêutica Sara Gonçalves, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Perfumaria, Tricologia Cosmética e Cosmética Avançada das Faculdades Oswaldo Cruz, o mercado ficou mais seletivo, uma vez que agora há profissionais mais bem preparados. “Isso causou uma corrida pela busca de conhecimento e certificação por parte dos profissionais que já atuavam no mercado apenas em nível técnico, ou profissionalizante. As próprias empresas, diante da grande demanda de profissionais, acabam optando pelos mais qualificados”, ressalta Sara.

Contate a EVAS Profissional

Se você procura profissionalização, a Evas Profissional é o lugar certo. Trazemos, para estudantes e profissionais de Toledo, especialistas na área para ministrar cursos que oferecem desde conhecimento básico para iniciantes até as mais avançadas técnicas nas mais variadas áreas. Seja para iniciar ou aperfeiçoar, conheça os cursos que oferecemos.
Curta nossa fanpage para se manter atualizada(o) das novidades ou ligue para gente: (45) 3252 4644.

imprimir

VEJA TAMBÉM

  • DESCOLORIR SEM AGREDIR OS FIOS

    09/05/2016

    Quem nunca pensou duas vezes antes de descolorir o cabelo, por saber que este é um dos processo qu...

  • CONHEÇA A TERAPIA CAPILAR: NOVA TENDÊNCIA QUE INTEGRA SAÚDE À BELEZA

    03/01/2019

    Destacamos a TERAPIA CAPILAR como uma das área relacionadas ao ramo da beleza que vem crescendo atu...