Recuperar Senha:

BLOG

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE: TERAPEUTA CAPILAR, TRICOLOGISTA, CABELEIREIRO E DERMATOLOGISTA?

31/01/2019

5 - evas profissional - qual a diferenca entre tricologia terapia dertmatologista e cabelereiro

Você consegue diferenciar o trabalho de um Terapeuta Capilar, Tricologista, Dermatologista e Cabeleireiro?

Embora essas profissões trabalham ligadas a um mesmo foco e muitas vezes até em parceria, vamos descrever as semelhanças e diferenças entre elas:

Terapeuta Capilar:

É um profissional a nível técnico que tem a habilidade e e conhecimento de técnicas para restabelecer a saúde do couro cabeludo e fios. O terapeuta capilar não lida com ativos de medicamentos e exames mais profundos. Para atuar como terapeuta capilar, é preciso fazer um curso de formação livre. Não é preciso estar inserido nesse mercado para seguir a profissão. O curso pode ser feito separadamente, ou como especialização de tricologistas, visagistas e cabeleireiros.

Tricologista:

Ele investiga, através da anamnese altamente detalhada, como está a saúde do couro cabeludo, da fibra capilar ou da barba. Para realizar o diagnóstico, esse profissional utiliza-se de um tricoscópio digital que analisa dentre outros índices, o percentual de oleosidade e hidratação do couro cabeludo. Concluído o diagnóstico, parte para o planejamento do tratamento individual de cada paciente.

Para dar prosseguimento ao tratamento prescrito, o Tricologista conta com a parceria de outro profissional: o Terapeuta Capilar. Utilizando-se do programa de tratamento recomendado pelo Tricologista, o Terapeuta Capilar vai realizar todos os procedimentos da Terapia Capilar propriamente dita, que pode reunir uma série de intervenções, dependendo do que foi levantado no diagnóstico: laser de baixa potência, fitoterapia, eletroterapia, microagulhamento, dentre outros procedimentos.

Dermatologista:

O dermatologista é um profissional médico especialista em dermatologia. Inicia sua investigação com a anamnese e uma análise detalhada do cabelo denominada tricoscopia. Ao contrário de cabeleireiros, terapeutas e esteticistas, o médico dermatologista pode solicitar exames de sangue e, até mesmo, uma biópsia do couro cabeludo, caso necessário, e também receitar medicamentos assim como suspender seu uso. Quando a análise é feita e são identificados casos mais graves como manchas ou uma forte alopecia (a queda dos fios) e indicado que procure o trabalho do médico para seu tratamento.

Cabeleireiros:

O cabeleireiro é o profissional que atua na área da estética, eles cuidam da beleza e saúde dos cabelos e são fiéis amigos da vaidade de todos nós.  A profissão é muito gratificante, geralmente o cabeleireiro conquista as pessoas com seu trabalho bem feito, que geram olhares de satisfação pelo trabalho realizado.

Ele deverá estar familiarizado com diversas técnicas de descoloração, mechas, tintura, químicas, alongamentos, cortes, entre outras. O mercado da beleza evoluí rapidamente, então este profissional precisa estar atento e acompanhar todas as novidades, dominando muito mais do que as simples técnicas de cortar e escovar os cabelos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esperamos com este artigo ter lhe ajudado a esclarecer as semelhanças e diferenças entre o trabalho destes profissionais, relembrando que ambos realizam um trabalho de confiança é muito profissionalismo sempre visando à autoestima de seus clientes.

imprimir

VEJA TAMBÉM

  • CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

    18/02/2016

    A EVAS Profissional vive conceitos de praticidade, conveniência e principalmente inovação para a...

  • TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TRICOLOGIA

    24/01/2019

    A Tricologia é uma área que visa solucionar os problemas do couro cabeludo e dos cabelos, portanto...