Recuperar Senha:

BLOG

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TRICOLOGIA

24/01/2019

4 - evas profissional - tricologia tudo o que voce precisa saber sobre

A Tricologia é uma área que visa solucionar os problemas do couro cabeludo e dos cabelos, portanto podemos definir a tricologia como a ciência que estuda os cabelos.

Manter os cabelos bem cuidados vai muito além de estética e beleza, e a queda de cabelo pode servir de alerta para uma manifestação de doenças que podem ser graves, por isso destacamos algumas como a tireoide, anemia, sífilis, lúpus eritematoso sistêmico, dentre outras. Por estes motivos a queda de cabelo precisa ser tratada e investigada por um profissional da área o quanto antes.

Quem pode exercer a tricologia? O profissional formado cuja profissão seja na área de saúde ou bem-estar, independente da sua formação base: cabeleireiros, visagistas, tricologistas, farmacêuticos, químicos, biomédicos, esteticistas e médicos que atuem com cabelos. Podem aplicar conceitos da cosmetologia e de procedimentos que envolvem o uso de cosméticos, assim como orientar suplementação nutricional caso necessário.

Diagnosticando a queda de cabelo: Atenção, caso você perceba que seu cabelo está caindo demais na hora do banho, de pentear ou até mesmo quando você acorda e percebe muitos fios em seu travesseiro está na hora de procurar um especialista em tricologia para realizar uma avaliação e verificar a causa do problema.

Lembre-se: quanto antes você iniciar o diagnóstico e tratamento, melhores resultados obterá, então não perca tempo.

O diagnóstico da queda dos fios é realizado através de uma microscopia eletrônica do bulbo capilar por meio de um aparelho que funciona como uma espécie de scanner do couro cabeludo e aumenta em oito mil vezes o fio e o couro da cabeça. O resultado é preciso, com a verificação do estágio da queda e a indicação de um tratamento específico para cada caso.

A queda brusca dos fios também pode estar associada a outros problemas como os citados acima no artigo, pode ser uma manifestação do corpo para alguma doença, nestes casos deve-se buscar assistência de profissionais como endocrinologista para avaliações mais detalhadas.

A queda pode ser revertida em qualquer idade, desde que o bulbo capilar ainda esteja vivo.

Resumindo o tricologista lhe ajudará a identificar a causa e encontrar o tratamento específico para seu problema. A investigação de toda queda de cabelo precisa começar com uma boa entrevista (anamnese), exame físico (fios, couro cabeludo e corpo) e exames complementares caso necessário.

Caso você esteja passando por estes problemas capilares e necessita resolvê-los o quanto antes procure um profissional em tricologia para lhe “salvar” deste problema e manter sua autoestima em alta.

imprimir

VEJA TAMBÉM

  • COMO REALÇAR A BELEZA DA PELE NEGRA

    13/04/2016

    Embora a população do nosso país seja bastante miscigenada, encontrar   maquiagens que atenda a...

  • O QUE FAZ UM TERAPEUTA CAPILAR

    10/01/2019

    Destacamos como trabalho do Terapeuta Capilar cuidar do couro cabeludo deixando os fios saudáveis, ...